quinta-feira, 18 de junho de 2009

STF aprova fim da exigência do diploma de jornalista.

Internéta já disse que continuo me surpreendendo com este imenso Brasil-il-il, não é mesmo?

Mas, hoje estou emputecidamente indignada.

O nosso querido STF decidiu pelo fim da exigência de diploma no exercício da profissão de jornalismo.


“Nesse campo, a salvaguarda das salvaguardas da sociedade é não restringir nada. Quem quiser se profissionalizar como jornalista é livre para fazê-lo, porém esses profissionais não exaurem a atividade jornalística. Ela se disponibiliza para os vocacionados, para os que têm intimidade com a palavra", afirmou o ministro Ayres Britto ao acompanhar a decisão do relator.

O pedido dos Bacharéis em Direito para o fim do exame da OAB é bem velho já, mas o argumento é que profissões que lidam com a liberdade e com a vida do ser humano devem ter um tratamento diferenciado. Bobbio que o diga!

Ou seja, tu entras na faculdade com o conceito de fazer justiça. Perde noites lendo doutrinas, leis, tratados, mergulha em conceitos que te fazem querer ajudar o próximo e noutros que te fazem sentir nojo de toda espécie humana.
E no final? Precisa passar por uma prova bem pior que a maioria dos concursos públicos existentes. Para melhorar a qualidade dos profissionais?
NÃO!
Protecionismo dos profissionais que já estão no mercado há mais tempo e não querem largar o osso. Muito menos dividi-lo.

E o que vocês me falam dos médicos? Tão doutores quanto os advogados. (Devido a LEI DO IMPÉRIO DE 11 DE AGOSTO DE 1827 que ainda está em vigência.)

E a bronca dos publicitários na valorização dos seus trabalhos?
Eu “fuço toscamente” no Photoshop nem por isso abri uma agência.

Enfim, e uma faca com muitos legumes. Competência não se compra com diploma, embora seja uma boa garantia.


Agora é a vez dos jornalistas.
Por um lado, compro a briga.

Do outro, quero meu espaço em algum veículo da imprensa. Espaço que não foi concedido (com ou sem desculpa) porque não tinha o diploma de jornalista. Mesmo ganhando elogios sobre minha intimidade com as palavras.
Quantos legumes nesta faca.
Se está tudo liberado mesmo, quero meu direito de habeas corpus, habeas data e habeas “Escritus Infinitus”.

Quem possua intimidade com as leis, gosta da pressão dos prazos e hermenêutica: Vá em frente. Isto não exaure a atividade do jurista.
Quem tem intimidade com sangue, tripas... Curte o Discovery Health e ama uma Autopsia...
Vá em frente. Isto não exaure a atividade médica.

Blá blá blá...

Vou fundar uma nova Igreja.
Literalmente ganho mais com isso.







Tsc tsc tsc

3 comentários:

  1. Pois é Rita, minha onião sobre esse assunto é que para ser jornalista de carteirinha deve-se fazer um curso de jornalismo. ´Mas também acho que qualquer um com o "dom da escrita" pode publicar qualquer coisa em qualquer lugar. Fica a critério do jornal escolher seus profissionais. Digo isso pois faço faculdade de engenharia e não gostaria que "qualquer" um possa construir uma máquina e assinar em baixo sem ao menos ter entrado em uma aula de Resistência dos Materiais, mesmo que essa pessoa saiba o que está fazendo. Por isso existe projetistas e engenheiros.
    Mas no fim todos viraremos pó do mesmo jeito.

    Abração

    ps. E o e-mail eim?

    ResponderExcluir
  2. Muitos tsc tsc tsc depois...
    Uma merda isso mesmo! Uma vez fiz um teste para radio e fui aprovado, mas contrataram o cara que ficou em segundo pois ele cursava jornalismo. Óbvio que achei justo, mas fiquei triste por perder a vaga. Hoje teria o argumento do stj idiotão!
    É foda, o cara passa anos estudando e depois vem um canetaço prá dizer que não precisa ter diploma para ser contratado...
    Qualquer bosta pode ser jornalista... Hum... Isso vai dar muito pano para manga...
    ...tsc tsc tsc...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, minha gente!
    Só queria o mesmo peso e mesma medida para todos!

    ResponderExcluir

Como assim?