sábado, 24 de outubro de 2009

Imagens de Anne Frank

Nas imagens divulgadas no youtube, Anne Frank aparece à janela de um apartamento, de onde observava uma das suas vizinhas no dia do seu casamento, a 22 de Julho de 1941.

Anne Frank é aquela guria judia alemã que se escondeu dos nazistas em Holanda, e morreu num campo de concentração aos 15 anos, em meados de março de 1945, dias depois que sua irmã faleceu. As duas contraíram Tifo em Bergen-Belsen, na Alemanha.

Anne ficou mundialmente conhecida pelo seu diário, escrito no tempo anterior ao campo de concentração. Tal diário foi encontrado por um limpador, no meio da suijeira, no anexo secreto onde ela se escondia com a família, depois que a Polícia de Segurança Alemã encontrou o esconderijo e seus ocupantes foram presos.

Trecho do diário:

"Realmente, é de admirar que eu não tenha desistido de todos os meus ideais, tão absurdos e impossíveis eles são de se realizar. Conservo-os, no entanto, porque apesar de tudo ainda acredito que as pessoas, no fundo, são realmente boas. Simplesmente não posso construir minhas esperanças sobre alicerces formados de confusão, miséria e morte. Vejo o mundo transformar-se gradualmente em uma selva. Sinto que estamos cada vez mais próximos da destruição. Sofro com o sofrimento de milhões e, no entanto, se levanto os olhos aos céus, sei que tudo acabará bem, toda essa crueldade desaparecerá, voltarão a paz e a tranqüilidade.

Enquanto isso, é necessário que mantenha firme meus ideais, pois talvez chegue o dia em que os possa realizar.
Sua Anne."


O refúgio onde Anne escreveu seu famoso diário durante a II Guerra Mundial, está situado no centro de Amsterdã, na rua Prinsengracht 263. O diário original forma parte da exposição permanente do museu.

Visita 3D

 http://www.annefrank.org/content.asp?PID=908&LID=3

 Se as pessoas fossem diferentes, Anne...

4 comentários:

  1. Oi queridíssima!

    O desconforto que "essas coisas" me causam é enorme... mas desconforto é muito pouco perante a atrocidade que representam, às vezes me parece que nós, os bons, não somos tão bons quanto os maus são maus!

    Um beijo menina...

    Escreva-me!

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa sua descoberta. Só tinha visto fotos dela, não sabia que existia alguma filmagem.
    Nunca li inteiro o livro da Anne, somente alguns trechos.

    sandoval

    ResponderExcluir

Como assim?