quarta-feira, 31 de março de 2010

Visão calculada da Mãe Natureza.

A Matemática está mais presente no nosso dia-a-dia do que aquilo que contamos.

Nature by Numbers from Cristóbal Vila on Vimeo.


A animação foi produzida por um estúdio da Espanha.
Recebi do grupo "Espiritualidades da Terra" e adorei o vídeo. Até resolvi investigar um pouco...

Os números de Fibonacci e a Natureza

"Fibonacci é o nome por que ficou conhecido o matemático medieval italiano Leonardo de Pisa, o qual, no decurso dos seus estudos, definiu uma sucessão numérica em que cada um dos termos que a compõem, para além dos dois primeiros, é igual à soma dos dois que lhe sejam imediatamente anteriores, ou seja: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, etc. No entanto, seria apenas no século XIX que um outro matemático, o francês Edouard Lucas, baptizaria esta sucessão em homenagem a Fibonacci.

Mas que terá esta sequência tão particular de números que ver com a Natureza?

Os números que fazem parte da chamada «Sucessão de Fibonacci» surgem em muitas características do mundo natural, conforme o foram descobrindo, algo surpreendidos, os teóricos de Oitocentos.

Por exemplo, se olharmos bem para a flor de um girassol, para além de um exame botânico ou de uma apreciação estética, é também possível, por estranho que tal possa eventualmente parecer, apreciá-la sob uma perspectiva matemática. Naturalmente que o seu círculo central é a forma que mais imediatamente nos salta à vista. Porém, talvez por se tratar da figura geométrica mais elementar que existe e uma das que mais frequentemente se nos deparam (basta-nos observarmos o pôr-do-sol ou a lua cheia), de tão óbvia, por vezes mal nos lembramos de a referir. E no que se refere a algarismos, poderemos igualmente tender, digamos, a contar o número de pétalas, se este é par ou ímpar, e se ficam umas quantas à frente de outras. Mas, concretamente no caso do girassol, se nos detivermos mais atentamente a observar o disco da flor, acabaremos por reconhecer padrões visuais específicos no modo como estão dispostas as minúsculas sementes que o recobrem."


Texto completo aqui.





3 comentários:

Como assim?