segunda-feira, 10 de maio de 2010

Aparados da Serra

 Um dos motivos pelos quais não atualizei mais é realização de uma aventura, uma idéia louca que funcionou sem maiores planejamentos, mas com muita emoção.

Nos dois primeiros dias de maio visitamos os Aparados da Serra, lugar onde está concentrado o maior conjunto de cânions do relevo brasileiro. 
Um findi maravilhoso no meio do mato, ar puro, muita caminhada e descobertas de lugares de uma beleza imensurável.
Não estou exagerando quando digo que a viagem garantirá minha sanidade até o fim do ano. A sensação é de recarregar as pilhas, de conectar as energias, centrar os pensamentos.

Atravessar rios, seguir trilhas, avistar o mar lá longe, tomar água pura, ver os cânions de pertinho  e sentir o ar batendo com força no teu rosto são sensações que guardarei para sempre. 
O mais legal do ecoturismo é isso, querer mais e já pensar na próxima aventura.
Recomendo, povo blogueiro.
 _______________________

A seguir posto algumas informações e mais fotos do arquivo pessoal.

Cambará do Sul é conhecida como a cidade dos cânions, em função de sua proximidade à região dos Aparados da Serra. Situa-se numa região dominada pelos campos ondulados do planalto da Serra Geral - Campos de Cima da Serra. Nos limites do município com o Estado de Santa Catarina localizam-se os paredões dos principais cânions desta região.

A altitude na sede do município é de 980 metros, o que a faz uma das cidades de maior altitude no Brasil. No inverno, nos meses de junho a agosto, a temperatura pode cair a 8ºC negativos, com freqüente ocorrência de nevascas.

A população do município é de cerca de 7.000 habitantes e situa-se a cerca de 116 km de Canela.


CÂNION FORTALEZA

O cânion situa-se a cerca de 23 km da cidade de Cambará do Sul, pela rodovia CS-08 (estrada de terra), apresentando uma altitude máxima de 1.157 metros.

A Trilha do Mirante permite o acesso ao topo do Morro Fortaleza (cerca de 1.700 metros de caminhada a partir do estacionamento de veículos), de onde se pode descortinar cerca de 95% do cânion e todo o litoral da região limítrofe entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Outra trilha (cerca de 1,5 km) permite o acesso até a Pedra do Segredo e a Cascata do Tigre Preto, que com suas três quedas atinge mais de 400 metros de altura.
O Cânion Fortaleza leva este nome pela configuração de suas paredes, entalhadas verticalmente na rocha e sinuosas ao longo de sua frente, lembrando uma imensa fortaleza que se estende por cerca de 5.800 metros de comprimento, por 2.000 metros de largura e uma profundidade de 600 metros. O ponto culminante do Cânion está a 1.157 metros de altura e em dias límpidos pode-se avistar a linha de praia.

CÂNION ITAIMBEZINHO

O Cânion do Itaimbezinho está localizado entre as cidades de Cambará do Sul e Praia Grande, sendo considerado como o mais famoso dos cânions que compõem os Aparados da Serra. Estende-se por cerca de 5.800 metros com uma largura máxima de 2.000 metros, onde as paredes rochosas erguem-se a uma altura máxima de 720 metros, cobertas por uma vegetação baixa e pinheiros nativos sobre o Planalto dos Campos da Serra Geral. Para quem nunca esteve à beira de um cânion, a sensação é realmente indescritível. O nome do cânion tem sua origem no Tupi-Guarani, onde Ita significa pedra e Aí'be significa afiada.


Vale dizer que tivemos muita sorte e a visibilidade estava perfeita, de longo alcance, tanto que conseguimos ver algumas praias gaúchas e catarinenses e ainda, olhar os cânions com perfeição. 
E a cor do céu, minha gente? Um banho de luz.

Quero mais!
Beijomeliga.
Boa-noite.

7 comentários:

  1. Olá Rita!
    Descobri esta página por meio do blog do Elton e queria dizer que adorei os textos e os teus comentários! Parabéns!
    Grande abraço,
    Daiana da Croce.

    ResponderExcluir
  2. Opa, Daiana!
    Fico sem palavras, mas agradecida!

    ResponderExcluir
  3. Cara, demais! Está no meu roteiro, sem dúvida!!

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Seguinte, como tu fez pra ir pra lá, by yourself ou agência?

    Dá uma força aí que faz tempos que quero fazer algo assim com a patroa.

    Responde lá no orkut da Premier se possível.

    Valeu, abraço.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. ... eu disse orkut, ORKUT, ahhhhh!!!!

    Valeu.

    ResponderExcluir
  7. Bah! lugar que eu também ainda quero conhecer.Lindas imagens.

    ResponderExcluir

Como assim?